Abraçando ambas as proposituras de autoria do vereador Núbio Gomes/MDB, os parlamentares, alguns ex-atletas e a maioria desportistas, expressaram a satisfação por participar da data histórica nesta 19ª Legislatura.
Já visivelmente recuperado de um estado gripal, que o impediu de conduzir uma das primeiras sessões de abril, o presidente do Legislativo miracemense, vereador Agenor Alves de Oliveira, conhecido por Cabo Agenor, do partido Solidariedade (SD), após costumeiros cumprimentos personalizados, abriu a os trabalhos convocando seu vice-presidente, Prof. Lucas de Lucca/PT para leitura do texto bíblico e em seguida determinando a 1ª secretária, Tânia Precata/PSD que apresentasse o expediente do dia: Projeto de Lei Nº 002/2023 do Legislativo Municipal, de autoria do vereador Núbio Gomes/MDB que “Fica instituído a ‘Semana Municipal do Esporte’ no município de Miracema do Tocantins - TO.
De acordo com o autor, “a Semana Municipal do Esporte, será comemorada anualmente do dia 23 de agosto com intuito de integrar ao calendário dos eventos municipais, o dia será destinado a competições desportivas das mais variadas categorias”.
O PL Nº 002, juntamente com o autor da Lei, vereador Núbio Gomes, foram parabenizados pelos colegas Thaller Rogério e Lucas de Lucca. A propositura que contém seis artigos foi lida e direcionado paras comissões pertinentes, podendo ser discutido e votado na sessão programada para esta terça-feira (11).
REQUERIMENTOS
VER. EDILSON TAVARES/MDB – “Requer ao Executivo Municipal de Miracema do Tocantins, ajuda de custo, em regime de urgência, no valor de R$ 7.000, para custear a cirurgia da Senhora Francineide Jorge de Sales Silva”. Subscrito pelos pares, Lucas de Lucca, Cirilo Douglas, Assis Moura, Tânia Precata, Branquinho e o presidente Cabo Agenor.
VER. NÚBIO GOMES/MDB - “Requer da Chefe do Executivo Municipal de Miracema do Tocantins, que viabilize através da Secretaria de Esportes e Lazer, a criação do Bolsa Atleta, como forma de incentivo a pratica esportiva”; Subscrito por Thaller Rogério, Lucas de Lucca, Tânia Precata e Branquinho.
INDICAÇÕES
VER. ASSIS MOURA/REPUBLICANOS – “Indica ao Poder Executivo Municipal que, em regime de urgência, providencie o patrolamento e encascalhamento das estradas vicinais que fica ao lado direito, entrando ao lado da propriedade do Sr. João do Brejinho, passando pelo Sr.Zomada, José Pinto, Prainha, Sebastião do Barreiro, Antonio da Keila, Noé, João Rocha e Pedro Rocha, trecho que também faz parte da Rota Escolar”;
“... que seja realizado um mutirão para realizar a troca das lâmpadas, limpeza e encascalhamento das ruas no PA Brejinho e que a mesma ação possa ser realizada em outros povoados deste Município”. Ambas as proposituras foram subscritas pelos pares, Edilson Tavares, Branquinho. Thaller Rogério e Lucas de Lucca.
PRONUNCIAMENTOS
Além do conhecido ‘bate e rebate’ que acontece na maioria da casas de leis de todo o país, quando as bancadas de situação e oposição trocam idéias e até farpas, em defesa de seus ideais políticos, os parlamentares da primeira capital, com destacada condução presidencial, respeitam e cumprem o Regimento Interno da Câmara de Vereadores.
Edilson Tavares, vereador em terceiro mandato, por duas vezes presidente da Casa, discorreu apenas pelo conteúdo de seu requerimento, em favor da liberação de recurso financeiro para realização de imprescindível cirurgia numa munícipe.
Sempre ressaltando que, se não realizar pronunciamento no ‘grande expediente’, “é porque não estou bem, preferindo não vir à sessão”, o vereador Sírio Ferreira Cabeleireiro aproveitou para, mais uma vez, parabenizar a gestão municipal pelas obras realizadas e ao mesmo tempo criticou a limpeza pública e o serviço de tapa-buracos que não estariam cumprindo a rigor suas funções.
O vereador ainda comentou sobre críticas a um vídeo que postou nas redes sociais denunciando suposto descasos da gestão.
O líder da gestão municipal na Câmara, vereador e ex-presidente Núbio Gomes, destacou a presença do empresário Elpídio Rodrigues Alves, ex-presidente da legenda MDB no município, fundador e ex-presidente da ACIAM, assim como a presença do ex-vereador petista Herlan Torres, atual chefe de gabinete do deputado estadual Ivory de Lira/PCdoB.
O líder da prefeita pediu urgência à Mesa Diretora para discutir e votar o projeto de Leilão de máquinas e veículos, e teceu críticas à fala do colega que o precedeu.
O vereador condenou o colega por postagens de vídeo nas redes sociais criticando a gestão municipal, indagando se o autor não teria o que fazer.
O também emedebista Adão Pedreiro, também solicitou à Mesa que agilizasse os trabalhos das comissões sobre o projeto de Leilão e o colocasse em pauta, alegando um longo tampo já transcorrido.
O líder da bancada de oposição à gestão municipal na Câmara, vereador Thaller Rogério, do Republicanos, discorrendo sobre o Leilão, alertou que “tem que ter cuidado”, fazendo referência ao estado de cada item a ser leiloado e a finalidade do recurso a ser obtido.
Thaller ainda destacou o colega Edilson Tavares, lembrou que foi eleito pelos miracemenses por três mandatos e foi presidente da Casa de Lei por dois biênios e tem experiência suficiente no entendimento da função do Legislativo.
O vereador Eudes Diniz, o chamado Branquinho do Araras, após discorrer sobre seus conceitos políticos, lembrou da necessidade da comunidade dos Mares, de um poço artesiano, inclusive sugerindo o uso coletivo de alguns poços, para beneficiar famílias adjacentes a alguns pontos da zona rural.
O Prof. Lucas de Lucca parabenizou o colega Sírio Ferreira pelos vídeos postados cobrando ações da gestão pública, destacou o deputado Ivory de Lira, ali representado pelo chefe de gabinete HerlanTorres.
O vereador Assis Moura, da legenda Republicanos, parabenizou o colega Branquinho por sua performance de ‘política de atenção’, assegurando que exerce isso em suas visitas e caminhadas, que prefere conversar individualmente com o munícipe, saber de suas necessidade, ouvir seus reclames e procurar atender na medida do possível.
O presidente Cabo Agenor também parabenizou o colega Sírio Ferreira pelos vídeos postados denunciando suposto descasos da gestão municipal e condenou o líder da bancada situacionista por dizer que o vereador (em questão) não tem o que fazer.
Agenor ainda discorreu sobre comentários que alguém teria ido à AGETO - Agência Tocantinense de Transportes e Obras tentado impedir a chegada de benefícios no município, avaliando ser tamanha irresponsabilidade, caso houvesse veracidade na denúncia.
Ascom Câmara