O deputado federal Carlos Henrique Gaguim (PTN), coordenador da região Norte da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO), participa nesta quinta-feira, 10, em Goiânia, do 4° Encontro do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual.
De acordo com Gaguim, é preciso, valorizar as forças policiais. “Em todos os países de primeiro mundo eles são tratados como heróis. Enquanto não tivermos um policial bem remunerado e respeitado pelo cidadão e pelo Estado, não conseguiremos avançar com as questões de segurança pública do Brasil. Hoje estamos tentando fazer isso, valorizar todo o sistema e principalmente os nossos policiais.”
O parlamentar contou que pediu ao ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, o aproveitamento de policiais aposentados de todo o Brasil, especialmente do Tocantins. “Eles já estão preparados para atuar nas áreas de segurança pública”, ressaltou.
Presentes
Também participaram do evento a presidente do STF, ministra Carmem Lúcia, do ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, o governador de Goiás, Marconi Perillo, do presidente da CSPCCO, Alexandre Baldy, o presidente do Pacto, José Eliton, e de secretários de segurança pública do Brasil.
Na ocasião, o ministro Moraes apresentou aos secretários de todo o País o Plano Nacional de Segurança Pública. Nesse evento foram lançadas as dez medidas para um Brasil mais seguro, em que propõe alterações no Código de Processo Penal (CPP) e nas Leis de Execuções Penais (LEP), entre outras.
Maior segurança
O 4º Encontro do Pacto Integrador tem como pauta a apresentação de medidas para uma maior segurança do País, entre elas alterações legislativas e a criação do Ministério da Segurança Pública; prestação de contas dos trabalhos realizados pelas câmaras temáticas de Análises Criminais, Planejamento e Operações, Inteligência e Ações Sociais; definição de metas para a segurança de divisas e fronteiras; e a definição de estratégias para a condução dos trabalhos entre os estados e ao governo federal para o combate à criminalidade. (Com informações da assessoria de imprensa.)