A Câmara dos Deputados deu posse nesta quinta-feira (5) aos deputados Yeda Crusius (PSDB-RS) e Izaque José da Silva (PSDB-SP), que assumiram os cargos após a renúncia dos titulares, que foram eleitos prefeito e vice-prefeito.

Yeda Crusius, que já foi governadora do Rio Grande do Sul, ficará no lugar de Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS), novo prefeito de Porto Alegre. Silva irá para a vaga deixada por Bruno Covas (PSDB-SP), que assumiu a vice prefeitura de São Paulo.

Ao todo, 15 deputados federais deixaram a Câmara para comandar prefeituras e outros quatro, vice-prefeitas. Dois apenas se licenciaram do mandato parlamentar para ocupar secretarias municipais.

Com as posses nesta quinta, todas as 21 vagas abertas com a mudança no comando dos municípios foram preenchidas. Na última segunda-feira (2), a Casa já havia dado posse a oito suplentes e outros já tinham sido convocados nos dias anteriores.

Como o Poder Legislativo está em recesso até o início de fevereiro, a cerimônia de posse dos novos deputados foi realizada no gabinete do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Eleição interna na Câmara
Após a posse, Rodrigo Maia conversou com jornalistas e comentou sobre a disputa interna na Câmara para a presidência da Casa. Ele ainda não confirmou a candidatura à reeleição, mas voltou a dizer que ela está “amadurecendo”. A eleição está marcada para o dia 2 de fevereiro.

Em referência aos demais candidatos que fazem parte da base aliada do governo Michel Temer, ele disse que as candidaturas são legítimas e que não haverá retaliações no dia seguinte à disputa da Presidência da Câmara.

Adversários dele na corrida eleitoral argumentam que a Constituição veda a reeleição na mesma legislatura (a atual termina apenas em 2019). Maia, por sua vez, diz que a regra não se aplica a ele porque assumiu um mandato-tampão com a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em julho. O mandato termina em fevereiro.