Os vereadores de oposição em Miracema do Tocantins estiveram na manhã de sábado,13, no Programa Leal Junior da Rádio Miracema FM onde abordaram assuntos relacionados ao comportamento deles no que concerne a situações que envolvem o legislativo e executivo.
O presidente Cabo Agenor, vice Lucas de Luca, 1º secretária Tânia Precata, 2º secretário Thaller Rogério, Sirio Cabelereiro e o líder da oposição Cirilo Douglas deixaram claro que o relacionamento entre os dois poderes, em especial a bancada oposicionista, não é dos melhores e tem influenciado as votações.
Projeto de Lei 003
Motivo da principal polêmica do ano, o PL 003/2023 de autoria do Poder Executivo foi rejeitado em duas votações por falta de transparência conforme declararam os edis.
O Projeto solicitava autorização da câmara para alienar bens móveis usados, sucatas inservíveis e semoventes pertencentes ao município.
O presidente Cabo Agenor afirmou que é impossível a bancada votar a favor de um PL que não especifique cada bem a ser leiloado.
"Temos que ser responsáveis, afinal, são bens públicos e não só nós como a comunidade precisa saber o que será vendido; não podemos assinar um cheque em branco" disse.
Agenor acrescentou ainda que o executivo não pode achar que o legislativo andará a reboque aprovando matérias sem estarem claras, complementando que " não existe diálogo por parte da gestão, e outras matérias importantes virão como o Código Tributário onde terão que mudar o comportamento discutindo detalhadamente para que seja aprovado".
O mandatário do legislativo encerrou dizendo que muitas inverdades foram colocadas a respeito do voto deles rejeitando o projeto.
"Agimos com responsabilidade e respeitando o povo de Miracema".
O vereador Thaller Rogério citou que o município tem perdido recursos especificando cancelamento de convênios e suspensão de recursos na saúde, enquanto Lucas de Lucca cobrou posição sobre a data base dos profissionais da educação.
A vereadora Tânia Precata e os vereadores Sírio Cabelereiro e Cirilo Douglas seguiram na mesma linha dos outros parlamentares, aliás, Cirilo assumiu a liderança da bancada de oposição na câmara aproveitando para "agradecer a confiança dos colegas e dizer que assumo com muita honra o cargo".