A Assembleia Legislativa foi palco de sessão solene nesta quinta-feira, 8, para a entrega de títulos de cidadão tocantinense para personalidades pelos serviços prestados ao Estado. Entre os homenageados estão figuras como o presidente da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto), Roberto Pires; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) André Luiz de Matos.
Também homenageado, padre Aderso Alves foi o primeiro a receber a honraria pelo trabalho social na evangelização e acolhimento de dependentes químicos, bem como pela atuação na fundação da primeira escola rural de tempo integral do Tocantins, a Professor Fidêncio Bogo, no distrito de Taquaruçu; e de um instituto filantrópico que acolhe jovens carentes que desejam cursar uma faculdade.
O jornalista e radialista Aurivan Lacerda e os professores da Faculdade Católica Dom Orione, Rodolfo Petrelli e Sadoc Rodrigues Lima, foram lembrados pela contribuição prestada ao Estado por meio da partilha da informação e conhecimento. Além dos já citados, ainda foram homenageados: o empresário da rede de supermercados Campelo de Araguaína, Edvaldo Campelo, e o engenheiro e empreiteiro Vinicius Parisi Júnior.
Um dos homenageados, Roberto Pires agradeceu a honraria vinda do “Estado que escolheu como seu”. O empresário está no Tocantins há 29 anos e desde então investiu em negócios na área de construção civil, imobiliária, hotelaria, agropecuária e concessionária de veículos. "Já sou tocantinense de fato e agradeço esta Casa por me tornar tocantinense de direito”, disse.
Além dos homenageados, a vice-governadora Cláudia Lelis (PV) também esteve presente na sessão solene, representando o Palácio Araguaia. "Em nome do governo que eu represento, parabenizo a todos por esse momento singular na vida de cada um. Quero felicitar também pela iniciativa dos nobres parlamentares que propuseram esses títulos há essas oito personalidades do Estado", destacou.
O presidente da Assembleia Legislativa, Osires Damaso, destacou o empenho e o trabalho de cada um, agora cidadão tocantinense, em prol do Estado. "Encerramos esse ano com muita satisfação e gratidão, apesar do ano difícil, fechamos com saldo positivo e essas homenagens contribuíram para isso", afirmou.
O deputado também parabenizou aos homenageados que, de forma direta ou indireta, contribuíram com o bem coletivo. "Trata-se de reconhecer publicamente o empenho e trabalho em prol de contribuir com o progresso da sociedade tocantinense, mesmo diante de todas a dificuldades.”