Acessibilidade

PDT lança nesta terça candidatura de André Figueiredo à presidência da Câmara

terça, 17 de janeiro de 2017 99 visualizações
Leitor de áudio
Ouvir Texto Stop

O PDT lançará nesta terça-feira (17), em Brasília, a candidatura do deputado André Figueiredo (CE) à presidência da Câmara. O ato de lançamento, informou ao G1 o presidente do partido, Carlos Lupi, ocorrerá logo após uma reunião entre integrantes da cúpula da legenda e deputados, na sede do PDT.

André Figueiredo lançou a pré-candidatura dele no fim do mês passado. Ministro das Comunicações no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, o deputado do PDT busca o apoio das bancadas de PT e PCdoB, que também fazem oposição ao governo do presidente Michel Temer.

Até esta terça, somente os deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e Jovair Arantes (PTB-GO) haviam lançado oficialmente a candidatura deles. Atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ) ainda não se diz candidato, mas iniciou uma campanha informal e passou a oferecer jantares a parlamentares.

Para esta quarta, além da reunião do PDT, também estão previstos encontros entre deputados de PT e PCdoB com o objetivo de discutir a posição das bancadas sobre a eleição na Câmara, marcada para 2 de fevereiro.

Embora façam oposição ao Palácio do Planalto, parte dos parlamentares desses partidos estuda apoiar a possível candidatura à reeleição de Rodrigo Maia, aliado de Temer.

Decisão do PT

Embora a reunião da bancada petista tenha sido agendada para esta terça, integrantes do partido ouvidos pelo G1 avaliaram que somente no fim da semana deverá haver uma definição sobre a disputa na Câmara.

Isso porque a Comissão Executiva Nacional e o Diretório Nacional do PT se reunirão nestas quintas (19) e sexta (20), em São Paulo, para discutir, entre outros pontos, a eleição. Presidente de honra do partido, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá participar das reuniões, assim como o presidente nacional do PT, Rui Falcão.

Para o líder do PT, Carlos Zarattini (SP), como a eleição interna ainda está "longe", a bancada não precisa tomar uma decisão definitiva nesta terça. Na avaliação do deputado, o encontro servirá para "pegar opiniões e orientações".

Também ao G1, um dos vice-presidentes do PT, José Guimarães (CE), disse que "dificilmente" sairá uma definição por parte da bancada nesta terça. Na visão dele, todos os encontros do partido previstos para esta semana "se complementam".

Na mesma linha, o deputado Paulo Teixeira, também vice-presidente do PT, disse que, na opinião dele, o apoio do partido na eleição para a presidência da Câmara "começará a ser discutido" nesta terça, mas definido somente entre quinta e sexta.

Segundo apurou o G1, o presidente do PT, Rui Falcão, também acredita que a posição só será sacramentada pelo Diretório Nacional.

Nos bastidores, uma parte da bancada do PT defende o apoio do partido à possível candidatura de Maia, enquanto outra tem simpatia pela candidatura de Jovair Arantes.

O líder do partido, Carlos Zarattini, disse ter conversado com todos os candidatos ao longo das últimas semanas e argumentou que a negociação com Maia é "natural", pois, para ele, é importante o PT garantir espaço na Mesa Diretora (saiba mais sobre essa negociação).

PCdoB

Também nesta terça, dirigentes e parlamentares do PCdoB se reunirão em São Paulo para avaliar a posição que será tomada na Câmara.

A sigla, procurada por todos os candidatos, estuda apoiar Rodrigo Maia, mas ainda não descarta o apoio à candidatura de André Figueiredo.

Outras legendas que fazem oposição ao governo Michel Temer, como Rede e PSOL, ainda não definiram suas posições. A tendência é o PSOL lançar candidato próprio, enquanto a Rede deverá se posicionar somente no fim deste mês.

PSB

Na segunda (16), deputados do PSB na Câmara se reuniram para debater a posição da bancada na eleição à presidência da Câmara.

No encontro, ficou decidido que a bancada, que se intitula independente, não lançará candidato próprio à disputa. Ficou indefinido, até o momento, qual candidato a bancada irá apoiar.

 

Câmara Municipal de Miracema do Tocantins-TO
© 2025 Todos os direitos reservados.
Versão 14082025.320neo