Com a ausência do governador Marcelo Miranda representado por sua vice Claudia Lelis, a Assembléia Legislativa do Estado instalou a sede da capital em Miracema do Tocantins nesta quarta-feira,07, atendendo aos artigos 161 da Constituição Estadual e 2º do Regimento daquela Casa de Leis que determinam a elevação do município à condição de capital a cada ano.
Histórico
No dia 7 de dezembro de 1988, a cidade de Miracema do Norte foi anunciada como a Capital Provisória do Estado do Tocantins.
Decisão conjunta do então presidente da República, José Sarney, e do primeiro governador do Estado, Siqueira Campos, a Capital Provisória permaneceu naquela cidade entre os dias 1º de janeiro a 31 de dezembro de 1989.
Em 1º de janeiro de 1990, a sede do Governo do Tocantins foi transferida para Palmas.
Instalação
O presidente da Assembléia Deputado Osires Damaso abriu os trabalhos dizendo da satisfação em cumprir a constituição citando o pedido do Deputado Júnior Evangelista, filho do município, para que o ato de fato acontecesse, haja visto que em outros anos a data passou em branco.
A solenidade contou com as presenças de dezenove deputados, do presidente do TCE Conselheiro Dr. Manoel Pires dos Santos, do prefeito eleito de Miracema Moisés da Sercon e vice Saulo Milhomem, prefeitos de Tocantínia e Miranorte Manoel Silvino e Carlinhos da Nacional respectivamente, assim como vereadores atuais, novos eleitos, ex-vereadores e outras autoridades.
Sessão
Foram apresentadas várias matérias de interesse de Miracema do Tocantins, principalmente pelo Deputado Júnior Evangelista (veja em outra reportagem), com a participação de vários outros parlamentares usando a tribuna da casa.
Vanderlei Barbosa, por exemplo, cobrou do governo estadual que em outras oportunidades nesta data sejam trazidos ou anunciados benefícios para o município em virtude da sua "grande importância histórica", por outro lado Eli Borges colocou-se à disposição do prefeito eleito Moisés da Sercon para ajudá-lo no sentido de viabilizar a vinda de faculdades particulares para Miracema com cursos atrativos que possam despertar maior interesse.
Eli tomou conhecimento através do presidente da câmara Leal Júnior que mesmo sem ter assumido o prefeito Moisés já está se articulando para que isso ocorra, a propósito comandou um grupo composto de seu vice e vereadores eleitos em uma viagem a Porto Nacional, especialmente à Faculdade ITPAC para discutir a possibilidade.
Júnior Evangelista
O Deputado Estadual Júnior Evangelista, representante do município na assembléia legislativa falou do momento histórico da transferência da capital ao mesmo tempo em que reforçou a necessidade de homenagear sempre os vultos importantes que ajudaram a construir a cidade, além de destacar requerimentos beneficiando Miracema.
Após a sessão histórica foi servido um almoço aos presentes.
Por Leal Júnior
Fotos de Osterno Parrião.