Os parlamentares da bancada do Tocantins participaram nessa terça-feira, 8, de uma reunião com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para tratar da construção de uma unidade do Hospital do Câncer de Barretos em Palmas. Participaram da audiência o presidente do hospital, Henrique Prata, e os parlamentares Dulce Miranda (PMDB), Carlos Gaguim (PTN), Professora Dorinha (DEM), Josi Nunes (PMDB) e Lázaro Botelho (PP), que apoiam a iniciativa.
Na reunião, houve o compromisso de que o governo do Estado doará uma área de acordo com a estrutura que o hospital necessita e as emendas impositivas dos parlamentares para a saúde também serão direcionadas para o Hospital do Câncer, que também contará com a doação financeira da iniciativa privada.
“O Hospital de Barretos tem o melhor atendimento no Brasil e é referência mundial no tratamento contra o câncer, pois segue protocolos rígidos para a garantia da qualidade do atendimento e dispõe de equipamentos de ponta. A instalação de uma unidade em Palmas facilitará aos pacientes do Tocantins o acesso ao tratamento, uma vez que eles terão os seus gastos reduzidos e ainda poderão se manter próximos de suas famílias”, disse Professora Dorinha (DEM).
A pedido da bancada e do presidente do hospital, o ministro da Saúde se comprometeu em doar um acelerador linear, equipamento para tratamento do câncer em radioterapia, para a unidade em Palmas. Esse equipamento tem a capacidade de atender 70 pacientes diariamente.
De acordo com dados do Hospital de Câncer de Barretos, somente no ano de 2015, foram 135.219 pacientes de todo o Brasil foi atendido. Do Tocantins, 298 pacientes de 55 municípios receberam atendimento na unidade de Barretos no ano passado, de acordo com a instituição. (Com informações da assessoria de imprensa).