Ataídes diz que PT já impôs “uma PEC 241” ao povo: “Desemprego e recessão”

O senador Ataídes Oliveira (PSDB) voltou a atacar o Partido dos Trabalhadores (PT) para defender a necessidade da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional que estabelece limite para os gatos públicos para os próximos 20 anos (PEC 241). O tocantinense afirmou em discurso nesta quarta-feira, 26, que as administrações petistas já estavam reduzindo os investimentos e que os brasileiros foram obrigados a “apertar os cintos” por causa da crise.

“O PT impôs uma PEC 241 a todos os brasileiros, que tiveram de apertar o cinto por conta do desemprego e da recessão provocada pelos equívocos e pela irresponsabilidade dos governos Lula e Dilma. Fizeram redução de gastos para o povo e não apoiam limite de gastos para o governo?”, questionou o tucano da tribuna do Senado Federal.

Ataídes Oliveira voltou a afirmar que a PEC 241 é a única opção que restou ao governo após o que chamou de “desastre econômico”, que defende ter sido gerado pelas gestões petistas. “Eu quero saber quem nesse País não se viu obrigado a reduzir seus gastos, quem não teve que deixar algumas compras para trás no supermercado, com o dinheiro apertado”, desafiou.

Reformas estruturais
Ataídes Oliveira afirma que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) não teria precisado recorrer a pedaladas fiscais e não teria perdido o mandato se tivesse aplicado, em seu governo, medida semelhante à PEC do Teto de Gastos, equilibrando de forma responsável receitas e despesas.

“A PEC 241 pode até ser um remédio amargo. Mas sem ela a dívida pública, que já é enorme, vai ficar impagável e o governo será obrigado a aumentar impostos, o que ninguém quer”, argumentou.

Mesmo com a provável aprovação da proposta que limita os gastos dos três poderes à correção da inflação nos próximos 20 anos, Ataídes diz que será preciso também avançar nas reformas estruturais, especialmente na Previdência. “O Brasil é muito maior do que a irresponsabilidade e a corrupção implantadas na era PT”, concluiu.